5 erros dos nadadores no início de cada época

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Setembro é o mês de regresso à piscina e de começar a trabalhar a nova época. Aqui ficam alguns dos erros mais comuns que os nadadores cometem no início de mais um ano de treinos e competições.


1. Não trabalhar o fundamental

Antes de começar a recuperar a forma e a velocidade na água, certifique-se de que se preocupa com o essencial. E não há nada mais básico, e no entanto mais crítico, do que nadar com a melhor técnica possível. O momento ideal para melhorar alguns aspectos da sua técnica não é em plena época alta de competições. É algo que deve ser trabalhado desde o primeiro dia!

2. Não definir objectivos

Mais importante do que definir objectivos para o final da época é definir objectivos de treino. O que vai fazer diária ou semanalmente para melhorar a sua técnica e condição física para alcançar a performance que pretende? Que rotinas deverá adoptar diariamente para conseguir um maior sucesso? Já sabe o que quer no final da época, agora defina o que tem que fazer em períodos mais curtos para lá chegar!

3. Não ser pró-activo na prevenção de lesões

Todos sabemos que ter uma lesão é muito mau. Não espere por ficar lesionado para começar a fazer algo para se manter saudável. Só precisa de gastar alguns minutos por dia para fazer exercícios de aquecimento e alongamentos, que vão diminuir as probabilidades de sofrer uma lesão.

4. Não ter aprendido as lições da época anterior

A época anterior pode ser uma fonte importante de conhecimento. Não há uma fórmula única para conseguir o sucesso na piscina. Mais por tentativa e erro, cada um deve aprender o que melhor resulta para si próprio. Para simplificar a análise, concentre-se no que funcionou e no que não funcionou na época anterior.

5. Não iniciar a época com bons hábitos

Um hábito não é algo que se ligue e desligue sempre que necessário. Bons hábitos na piscina são conseguidos ao longo do tempo, com consistência e repetição deliberadas.
Tentar melhorar os hábitos a meio da época apenas dificulta o processo, porque quando estamos cansados física e mentalmente de um treino é difícil ter a força de vontade necessária para os manter. Algumas áreas onde pode começar a aplicar esses bons hábitos logo desde o início são:

  • Nutrição
  • Hábitos de treino
  • Gestão de horários
  • Registo dos exercícios

Por isso não caia nestes erros e tenha um excelente regresso à água!

 

Fonte: SwimSwam

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