Porque a natação faz dos nossos filhos pessoas melhores

Partilhe:
Actualmente há um sem número de actividades para os jovens, mas uma das melhores para desenvolver o indivíduo como um todo continua a ser a natação. Eis algumas razões.

Humildade

Nadar não é fácil, e é precisamente por isso que é bom para as crianças. Os nosso filhos vão lutar, vão ser desqualificados algumas vezes, vão perder muitas vezes. Excelente! A vida não é uma série de vitórias.

Auto-confiança

Enquanto pais e mães, queremos que a conquista de auto-confiança dos nossos filhos seja desenvolvida de forma gradual e progressiva, e que não surja com demasiada facilidade. Se se esforçarem vão continuamente melhorar a sua técnica, a distância que nadam ou o tempo em que o fazem. Chegarão também momentos em que os tempos pessoais não são superados, mas nessa altura a auto-confiança acumulada permite-lhes perceber que isso é algo temporário, e que a vida é mesmo assim, uma série de contratempos que acabarão por ser ultrapassados.

Ética de trabalho

A conquista da auto-confiança através do auto-aperfeiçoamento só acontece com trabalho duro. Para isso é necessário que seja feito um investimento pessoal de cada um. Fomente a disposição para o trabalho duro.

Boa forma

Aqui não é preciso dizer muito, experimente caminhar 50 metros e nadar 50 metros. Vai utilizar músculos que nem sabia que tinha! A natação é uma das melhores actividades para o bem estar físico, psicológico e espiritual.

Responsabilidade

Levantar cedo para fazer o treino matinal, conjugar a vida escolar e familiar com os horários da natação, ou ir para o bloco a tempo nas competições são apenas algumas das responsabilidades que a natação exige dos nossos filhos.

Auto-avaliação

Uma grande desvantagem da era tecnológica em que vivemos é a constante obsessão em nos compararmos uns aos outros. A natação, pelo contrário, oferece aos seus participantes a oportunidade de se medirem contra si mesmos. Claro que não deixa de ser importante terminar em primeiro lugar, mas, mais do que isso, existe uma medida concreta de como um nadador compete contra si mesmo. Cada atleta tem os seus recordes pessoais, mas há sempre a possibilidade de um novo mergulho mais rápido. É tudo sobre cada um ser cada vez melhor.

 

Artigo original em usaswimming.org

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indique o número em falta *