Acompanhe a sua sessão de natação com estes smart goggles

Partilhe:

A resistência à água está lentamente a tornar-se numa característica padrão em fitness trackers e smartwatches hoje em dia. Enquanto muitos destes gadgets monitorizam a natação, todos têm uma coisa em comum – são destinados a serem usados no pulso. Isto pode ser bom para correr, jogar golfe ou ténis, mas não é o local ideal se quiser acompanhar a sua sessão de natação em tempo real.

A Ovao, uma start-up de tecnologia lituana, queria resolver este problema dando aos nadadores uma forma muito menos intrusiva de receber feedback instantâneo. Tiveram então a ideia inovadora de criar óculos de natação inteligentes!ovaoapp

Antes de entrar na piscina apenas terá que escolher um programa de treino na aplicação Ovao do smartphone, que acompanha os óculos. Pode ser qualquer coisa desde queima de gordura até treino de resistência. Enquanto nada, os LEDs multi-cor vão exibir a intensidade actual do seu treino e fornecer indicações em tempo real, para que se certifique que está no caminho certo para atingir o seu objectivo.

Cada exercício começa a partir de uma zona de aquecimento, indicada por uma cor azul. Após 5 a 10 minutos, o LED vai piscar, indicando que é hora de aumentar a velocidade. As luzes irão mudar de cor quando atingir a próxima zona de frequência cardíaca.

Estávamos à procura de formas menos intrusivas de fornecer feedback aos nadadores“, disse o CEO da Ovao, Aldas Juronis.

O nadador apenas tem que recordar cinco cores que indicam as zonas do ritmo cardíaco. E quando for capaz de controlar as suas zonas de frequência cardíaca durante o treino pode obter melhores resultados em menos tempo.

Como qualquer tracker de natação que se preze, este dispositivo também mantém o registo de outros parâmetro. Na lista estão a taxa de braçada, tempo de volta, contagem de volta e ritmo. Um histórico de exercícios e uma análise mais aprofundada de cada uma destas métricas estão disponíveis na aplicação.

Por enquanto ainda não pode comprar estes óculos porque estão em fase de protótipo. A equipa admite que tanto o hardware como o software precisam de mais afinação. Mas de qualquer foram é um conceito interessante, e quando vir a luz do dia poderá tornar o tracking da natação um pouco mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Indique o número em falta *