Nadadores e a importância de beber água

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É importante permanecer hidratado durante o treino de natação, assim como em qualquer outra actividade física. Beber água antes, durante e depois do treino pode prevenir a desidratação e mantê-lo num nível máximo de desempenho. No entanto, não deve beber a água da piscina! Leve a sua própria água e vá bebendo durante todo o exercício para ficar hidratado.

Natação e desidratação?

Pode parecer irónico, mas é fácil ficar-se desidratado durante o treino de natação. Podemos estar cercados por água, mas o nosso corpo continua a libertar suor. Na verdade, pode demorar apenas 30 minutos para se ficar desidratado na piscina! A temperatura do ar quente e da água contribuem para isso rapidamente. Se ficar desidratado, o seu desempenho vai ser afectado, não importa o quão atlético e preparado se esteja.

Perigos de beber a água da piscina

É importante ficar hidratado, mas nunca deve saciar a sua sede com água da piscina! Muitas vezes essa água contém altos níveis de cloro, que é usado para a manter desinfectada. Embora o cloro seja usado em níveis seguros na água da torneira potável, é difícil avaliar a quantidade existente numa piscina. As piscinas também muitas vezes contêm urina, sujidades e germes de outros nadadores. Mais ainda, uma vez que existe contacto permanente com o ar, um sem número de poluentes pode entrar na água.

Consumo adequado de fluidos

Entre hidratado na piscina logo de início. A quantidade ideal de água a ser ingerida depende de cada pessoa, no entanto indica-se cerca de 400 a 600 ml de água 20 minutos antes do início do exercício físico. Ao longo do exercício reabasteça o corpo da água perdida bebendo cerca de 250 ml a cada 15 minutos, quando a intensidade for elevada. Quantidades superiores podem dar a sensação de “barriga cheia”. Após o treino, cerca de 30 minutos depois de sair da piscina, beba outra pequena garrafa de água. Lembre-se: deve beber antes de começar a sentir sede, porque nesse momento já estará provavelmente desidratado!

Água ou bebidas desportivas?

Na maioria dos casos a água é a melhor opção para repor os líquidos perdidos. Bebidas desportivas contêm adição de açúcar e calorias, tornando-as menos saudáveis. No entanto, se nadar num nível intensidade entre 45 a 60 minutos ou mais, tome uma bebida desportiva. As bebidas desportivas contêm electrólitos que a água não tem. Se beber muita água pura, corre o risco de hiponatremia, que é um desequilíbrio de sódio perigoso. Tomar bebidas desportivas, tal como comer bastante sódio na sua dieta, pode ajudar a prevenir esta condição. Se perder uma quantidade de sal com o seu suor, também deve optar por uma bebida desportiva. Pode dizer se tem um suor salgado ao verificar a sua roupa: onde transpira verá manchas brancas.

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